30 de setembro de 2017

A dança da libertação

Uma das coisas que mais gosto de fazer por aqui é nos sábados à noite ir observar as meninas do lar a dançar. Digo observar porque o meu jeito para dançar é aproximadamente nulo e sempre que tento é motivo de divertimento para as meninas. No entanto, ainda não perdi a esperança de alguma coisa aprender.

Na última vez que fui, reparei numa coisa muito interessante, até as meninas mais tímidas dançavam de forma livre.
As meninas e mulheres  vivem muitas vezes oprimidas, primeiro porque foram ensinadas a olhar para o chão e depois porque é difícil perceberem que podem levantar a cabeça. Podia-vos falar dos vários tipos de opressão da mulher por aqui, mas fica para uma próxima.

A maior parte do meu trabalho aqui é com jovens e raramente consigo arrancar uma opinião ou até mesmo uma palavra da maior parte das jovens, excepto aquelas meninas que andam ou andaram no lar, deve ser a coisa mais bonita que o lar lhes ensina, a ter uma voz, mesmo assim a maior parte delas acredita que "num combate" com o homem e homem tem obrigatoriamente superioridade.

Existe apenas um momento em que essas formas de opressão deixam de existir e é quando dançam, é uma dança de libertação, são mulheres todas iguais a dançar de forma livre e espontânea, sem opressões. É um momento que me delicia, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de igualdade, portanto é um momento que eu gosto de saborear, a libertação da mulher, a libertação da mulher moçambicana. Aqui quando uma mulher dança é livre.

1 comentário:

beijo de mulata disse...

Coisa linda! Obrigada por partilhar um vídeo tão rico e uma reflexão tão bonita!

(um) beijo de mulata

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...